Consulte o significado dos termos mais utilizados por profissionais do mercado
Glossário de Termos
Conheça os termos e conceitos mais relevantes de marketing, design, vendas, negócios, tecnologia e experiência do cliente!
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A
Acessibilidade Digital: É a prática de eliminar barreiras no ambiente digital, permitindo que todos possam navegar, entender e interagir com sites, aplicativos e documentos eletrônicos.
AIDA: AIDA é um acrônimo que abrevia um processo de conversão, com as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.
Alternative Text (Alt Text): Alt Text, Alternative Text ou ainda Texto Alternativo é o texto usado para descrever uma imagem na web. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.
Anchor Text: Anchor Text ou Texto Âncora é o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor Text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.
Application Programming Interface (API): API, Application Programming Interface ou em português Interface de Programação de Aplicativos é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que permite integrações com sites e outros softwares por meio da sua API.
ASO (App Store Optimization): ASO é a sigla para APP Store Optimization ou na tradução para português Otimização da Loja de Aplicativos. ASO é um conjunto de táticas para conseguir melhores posições nas lojas de aplicativos móveis, como Apple Store ou Google Play.
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Adversiting: Advertising em português quer dizer Propaganda e se refere ao método utilizado para promover os produtos e/ou serviços de uma empresa, bem como estabelecer a cultura institucional e a imagem da marca. Quando trabalhada corretamente, bem planejada e de forma estratégica, o Advertising impulsiona as vendas e aumenta a quantidade de Leads do negócio.
Análise SWOT: Análise SWOT ou apenas SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats ou na tradução literal para português Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do Planejamento Estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).
Automação de Marketing: Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de Marketing, facilitando o dia a dia, priorizando o foco na estratégia, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações. O termo está bastante relacionado ao uso de E-mail Marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os prospects.
Autoresponder: Autoresponder é um sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via E-mail ou Facebook. Com um Autoresponder configurado, cada Lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de E-mails recebe uma série de E-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente. Autoresponder é diferente de uma ferramenta de Automação de Marketing.
Autoridade de Página (PA): Autoridade de Página, Page Authority ou ainda PA é o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. Muitas variáveis são consideradas para alcançar uma boa autoridade, mas a principal delas é a qualidade do link building – quantidade de links direcionando para sua página e também a autoridade das páginas que linkam a sua. A Autoridade de Página é uma métrica criada pela MOZ que possui uma pontuação que vai de 0 a 100.
Autoridade do Domínio (DA): DA, Autoridade do Domínio ou ainda Domain Authority, assim como a autoridade de página, é o quanto os buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca. Os principais parâmetros usados para determinar a Autoridade de Domínio é a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela. Essa é uma métrica criada pela MOZ que possui uma pontuação que vai de de 0 a 100.
After Sales: After Sales ou na tradução literal para o português Depois das Vendas é um conceito que se refere ao Pós-Venda realizado pelas empresas. After Sales é todo o processo de acompanhamento e suporte ao cliente após a compra.
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Algoritmo: Um Algoritmo é uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa.
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B
Backlink: Backlink é um link de um site para outro. Mecanismos de busca como o Google usam o backlink como classificação, porque quando um site é vinculado a outro, isso significa que eles acreditam que o conteúdo é digno de reconhecimento. Os backlinks de qualidade ajudam a aumentar a sua visibilidade nas plataformas de pesquisa.
Brainstorm: Brainstorm ou ainda em português Chuva de Ideias, é uma técnica muito usada para buscar soluções criativas para problemas, para elaborar ideias coletivamente ou, ainda, para criar coisas novas. No contexto das agências de marketing e publicidade, esse ritual de “tempestade de ideias” pode ser aplicado para dentro do negócio (na reunião de Planejamento Estratégico, por exemplo) ou para fora (no momento de criação das campanhas dos clientes).
Briefing: Briefing, ou ainda em português Resumo, trata-se de um conjunto de informações, obtidas por meio de perguntas, sobre o negócio e as dores do potencial cliente. É uma das primeiras etapas do processo comercial de uma empresa e é essencial para compreender exatamente quais são os maiores problemas do Prospect. No Marketing Digital também pode aparecer como Pitch.
B2B (Business to Business): A sigla B2B, Bussiness to Bussiness, ou ainda em português de Negócios para Negócios se refere a negócios que vendem seus produtos e/ou serviços para outras empresas, ou seja, tem pessoas jurídicas como clientes.
B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer): B2B2C ou Business-To-Business-To-Consumer, em português ainda, Empresa para Empresa para Consumidor, são empresas que vendem seus produtos para outras empresas, que então revendem aos consumidores. É o caso de indústrias e marketplaces, por exemplo.
B2C (Business to Customer): A sigla B2C, Business to Customer, ou ainda em português Empresa para Cliente identifica empresas que vendem seus produtos e/ou serviços diretamente para os consumidores finais, pessoas físicas.
B2G (Business to Government): B2G, Business to Government ou ainda em português Empresa para Governo contempla empresas que fazem negócios com órgãos ligados ao governo.
Benchmarking: Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro. O benchmarking é uma das formas mais inteligentes de tentar solucionar problemas na sua empresa. Afinal, outras companhias podem te ajudar a cortar caminho para vencer os desafios que enfrenta hoje.
Budget: A palavra Budget significa Orçamento em inglês. Ela é muito utilizada no vocabulário de empresas de tecnologia, assim como uma série de termos estrangeiros. Por hábito, a palavra em inglês acabou se popularizando e superando a versão em português.
Banner: Banner são os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, Blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Os Banners também podem ser usados pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.
Blog: O Blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por posts geralmente apresentados de forma cronológica. No Inbound Marketing, os Blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.
Brand: Brand, ou ainda em português Marca, é a representação simbólica de uma empresa ou entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Brand Equity: Brand Equity é um termo que na tradução literal para português significa Valor da Marca. Brand Equity trata-se do valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa.
Brand Image: Brand Image ou ainda em português Imagem da Marca é uma série de valores e posicionamento no mercado que uma marca deixa ou deseja transparecer. O Brand Image de uma instituição, entidade ou empresa é construído ao longo do tempo, por meio da sua reputação, interações, as experiências traçadas com os consumidores, e não precisa envolver, necessariamente, a ação de compra.
Busca Orgânica: Busca Orgânica é todo tráfego gratuito vindo do bom posicionamento orgânico de sites em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a relevância das páginas para determinadas palavras-chave.
Buzz Marketing: O Buzz Marketing é uma técnica de marketing viral focada em maximizar o potencial boca a boca de uma determinada campanha ou produto, seja por meio de conversas, em memes ou discussões em larga escala nas plataformas de mídia social.
Boom: Boom é um momento ou período onde a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente.
Break-Even-Point: Break-Even-Point ou na tradução literal para o português Ponto de Equilíbrio se refere ao ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações emergenciais ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.
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BARD: O Bard é um chatbot de inteligência artificial do Google que compete com o ChatGPT da OpenAI. Ele foi lançado no Brasil em julho de 2023 e é capaz de criar textos naturais, como se fossem escritos por humanos, e também permite criar listas, estruturar planilhas, agendar reuniões e muito mais.
Big Data: Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes.
Black Hat: Black Hat é um conjunto de práticas consideradas antiéticas de SEO com a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.
C
Calendário Editorial: Calendário Editorial é uma agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseado em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planejamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.
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